Arranque ETICS

Exemplo arranque em sistemas de isolamento térmico pelo exterior ETICS (Capoto) em contacto com o solo

Recomendam-se produtos de impermeabilização de base cimentícia de forma a garantir a compatibilidade com as argamassas do sistemas ETICS, como por exemplo a argamassa LIZ HIDRO ONE ou, um produto de base betuminosa se for assegurada a sua compatibilidade com as argamassas do sistema ETICS utilizado.

Impermeabilização 1
Aplicar um produto de impermeabilização em L com cerca de 25-30cm na vertical na parede onde vai ser aplicado o sistema ETICS e na horizontal, no pavimento, correspondendo sensivelmente à espessura de isolamento utilizada.
Impermeabilização 2
Aplique a rede do sistema ETICS embebida em argamassa fresca do sistema ETICS. Na horizontal pare com a argamassa no limite correspondente à espessura de isolamento.
Impermeabilização 3
Aplique a primeira fiada de isolamento térmico. Pode optar por um XPS sem pele ou por um EPS200 já que possuem menor absorção de água.
Impermeabilização 4
Dobre a rede para a vertical, aderindo-a à placa de isolamento, embebendo-a em argamassa fresca do sistema ETICS.
Impermeabilização 5
Aplique nova camada de produto de impermeabilização. Nesta etapa a placa de isolamento estará impermeabilizada em U.
Impermeabilização 6
Faça a seguir o barramento armado final conforme habitual.

Ter em conta que, à priori, poderá utilizar a argamassa de impermeabilização cimentícia para incorporar a rede em fibra de vidro que inicialmente se utiliza para reforço do arranque do sistema. Conseguirá assim reduzir alguns mm na espessura total deste procedimento e assim ser mais tranquilo realizar o barramento armado final. No caso de arranque abaixo do solo encostar a tele pitonada ao procedimento realizado.

Sistemas ETICS

© Copyright 2022 Sistemas ETICS - Todos os direitos reservados