Revestimentos

Revestimentos pesados em sistemas ETICS?

Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior ETICS (Capoto) têm assistido nos últimos anos a uma crescente solicitação e ao mesmo tempo a solicitação por parte dos clientes em obterem alternativas aos habituais revestimentos onde se muda a granulometria e a cor.

Nota importante

Os sistemas ETICS (capoto) em conformidade com a ETAG04 prescrevem tipicamente um revestimento em pasta com cerca de 2-2,75Kg/m2 pelo que qualquer revestimento diferente do preconizado no documento de homologação do sistema aplicado, nomeadamente com 20-30-40 Kg/m2, inviabilizará a garantia do sistema. O cliente deverá sempre assegurar o apoio da equipa de projetistas para escolher uma opção garantida pela marca do sistema a aplicar. Para o aplicador quando confrontado com solicitações de revestimentos pesados em sistemas ETICS poderá sempre optar por procedimentos suplementares que assegurarão uma maior estabilidade da solução, nomeadamente no barramento armado onde irá ser "pendurado" o revestimento pesado.

>> Seja um pequeno apontamento para fazer o destaque de determinado elemento construtivo, seja como revestimento total de uma fachada, surgem as solicitações de revestimento em pedra, madeira, tijolo, etc.

Revestimentos 2

>> Como facilmente se compreenderá ao se optar por uma solução de isolamento térmico pelo exterior ETICS (Capoto) existem determinadas regras e limitações inerentes ao próprio sistema e às suas conformidades isto para evitar comportamentos anómalos!

Revestimentos 3

Os sistemas ETICS em conformidade com a ETAG04 não permitem a utilização de outros revestimentos que não aqueles constantes nos certificados de conformidades dos respetivos sistemas ETICS. Perante tal facto a utilização de outro tipo de revestimento, não terá qualquer garantia no comportamento anómalo causado pela utilização de outro tipo de revestimento.

Existem marcas que possuem sistemas ETICS com certificação para a utilização de revestimentos pesados, mas não de acordo com a ETAG04. Nestes casos deve seguir a recomendação das respetivas marcas, assim como os procedimentos a adotar de forma a obter uma garantia total do sistema utilizado.
De qualquer forma são aplicados muitos sistemas ETICS (Capoto) das mais diversas marcas, que não possuem qualquer sistema certificado por outra qualquer norma, que sustente a utilização de revestimentos pesados.

Nessas situações quais as opções:
1. Utilizar o tipo de revestimento preconizado pelo fabricante do sistema ETICS (Capoto) utilizado.
2. Aplicar um revestimento que seja compatível com o sistema ETICS (Capoto) e que pelo seu baixo peso, seja compatível com o sistema ETICS. Nestes casos recomendam-se os revestimentos flexíveis que podem ser encontrados em www.revesthe.pt.
3. Utilizar procedimentos que reforcem o barramento armado onde vai ser “pendurado” o revestimento final.

>> Será sobre estes procedimentos (ponto 3 anterior), que iremos a seguir exemplificar como reforçar o barramento armado.

Colagem integral

Revestimentos 4

De forma a garantir uma melhor aderência das placas de isolamento aconselha-se, nas situações onde se pretende aplicar um revestimento final pesado, que a colagem integral da placa de isolamento. O senão desta recomendação, relaciona-se com a necessidade de reboco prévio da base, que será um custo acrescido mas que garantirá uma melhor estabilidade de toda a solução.

Revestimentos 5

Tipicamente a fixação mecânica com bucha é realizada antes do barramento armado. Neste caso a fixação mecânica vai ser incorporada no barramento armado.


Depois de preparadas as superfícies (limpeza, planimetria, etc.) das placas de isolamento, realizados os necessários reforços mecânicos (acessórios com rede), realizar todos os furos necessários para a fixação mecânica no pano de barramento a realizar, seguido da aplicação da argamassa de barramento onde se irá incorporar a rede para sistemas ETICS.

Revestimentos 6

Neste momento é possível - depois de incorporar a rede na argamassa fresca -, visualizar os locais das buchas através do trabalho realizado. Aplique a bucha para sistemas ETICS. Recomenda-se a utilização de bucha com prego metálico (habitualmente é plástico) em conformidade com a ETAG014.

Revestimentos 7

Incorpore a bucha no barramento armado, sem pressionar em demasia pois provocará movimentos e tensões na rede em fibra de vidro.

Revestimentos 8

Finalize o incorporar da rede em fibra de vidro na argamassa fresca.

Revestimentos 9

Termine o barramento armado de forma que não se notem as quadriculas da rede em fibra de vidro.

>> E está reforçado o barramento armado devendo ter em atenção que deverá acima de tudo respeitar as regras do sistema ETICS que está utilizar e que este procedimento se destina apenas a diminuir a probabilidade de existirem patologias devido ao revestimento pesado e que habitualmente não está contemplada na garantia do sistema ETICS.

Sistemas ETICS

© Copyright 2022 Sistemas ETICS - Todos os direitos reservados